terça-feira, 23 de outubro de 2018

O prazer de conhecer e degustas as frutas




Em outubro comemora-se o mês da alimentação. A celebração foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de envolver os governos e a população na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.




A Coordenadoria de Alimentação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (CODAE) está alinhada ao objetivo da FAO de combate a fome e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Entre as ações de CODAE implantadas nas escolas municipais estão o não desperdício de alimentos, o incentivo à agricultura familiar, a adoção de uma dieta mais saudável e sustentável e a divulgação de ações sobre alimentação saudável.


No Brasil, uma alimentação de qualidade é um direito de todos, sendo assegurada por lei. Segundo a lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, art. 2º, a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.”


Nossa escola  realiza projetos de degustação de alimentos, de forma lúdica, associamos a contação de história com a oferta e introdução de novos alimentos para os pequenos, aqui os alimentos escolhidos foram as frutas



Conhecendo as Frutas Este projeto apresenta para a criança o universo das frutas. Ela terá oportunidade de identificar frutas pelas cores, pelo sabor, conhecerá vários tipos de sementes, experimentará sucos e vitaminas das frutas estudadas. O projeto conta com o interesse natural das crianças por tudo que as cercam. As frutas são coloridas e saborosas, as crianças pequenas ainda possuem um paladar mais aberto à ingestão de frutas; portanto, é importante que esse paladar seja estimulado, pois conhecemos o bem que as frutas podem trazer ao corpo.


Objetivos gerais:  Estimular na criança o interesse pelas frutas;  Conhecer as frutas, observando suas características; 
Oportunizar momentos de estímulo à linguagem oral de forma significativa;  
Desenvolver na criança uma melhor percepção de si mesma.




Objetivos específicos: Identidade e Autonomia · Identificar as preferências em relação às frutas; · Demonstrar satisfação ou descontentamento em relação ao que está sendo saboreado; · Ouvir e expressar-se, seja pela linguagem oral, seja pela pintura; · Apreciar as frutas; · Compartilhar as frutas com os colegas; · Estimular o interesse e curiosidade pelo ambiente. Movimento · Assentar, levantar, agachar, pular, pegar, chutar e dançar, obedecendo a um estímulo; · Alimentar-se sozinha; · Pintar, usando as mãos. Música · 
Ouvir e apreciar a música; · Acompanhar uma música, batendo palmas ou os pés. 

Artes Visuais · Identificar as cores nas frutas; · Relacionar a tinta usada à cor da fruta que está sendo registrada; · Pintar, usando as mãos; · Valorizar as próprias obras; · Expressar por meio da arte suas observações e aprendizado. Linguagem oral e escrita · Expressar oralmente suas impressões; · Ouvir com atenção o professor e os colegas; · Ouvir histórias; · Ler e interpretar imagens; ·












Ensinar à criança novos hábitos alimentares, ensina-la  a não desperdiçar  são pequenas atitudes  que fazem o mundo melhor.



ATIVIDADES REALIZADAS PELO MGI C
-  Professoras Miriam Molk  e   Mirian Gimenes                                                                                                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário