terça-feira, 15 de maio de 2018

Amor familiar - dia da família





A família é um grupo social composto por pessoas, é o primeiro contato social de uma criança, onde  deve aprender a conviver com outras pessoas, a respeitar regras, a respeitar seu próximo e a desenvolver sentimentos como: afeto, carinho, amor, proteção dentre outros, assim a criança vai  criando valores e formando sua identidade.
Entendemos que as configurações familiares hoje em dia são muito diversificadas, e o que importa para a criança é o vínculo. 
A ONU ( ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), instituiu o  dia 15 de maio como o dia internacional da família.
Com o Dia da Família as Nações Unidas procuram:
  • Divulgar a importância da família na sociedade;
  • Sublinhar o caráter basilar da família na educação das crianças;
  • Passar mensagens de amor, respeito e união, elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família;
  • Alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias;
  • Sensibilizar os cidadãos para as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família;
  • Sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de família que existe, sendo todas completamente legítimas.
Esta é uma  proposta mais inclusiva para receber as famílias no ambiente escolar,  é aberto à família, mães, pais, avós, irmãos, tios que cuidam da formação da criança.

Respeitar a pluralidade e valorizá-la  no meio coletivo é muito importante para que os pequenos sintam que existe lugar para todo mundo em nossa sociedade, é isso que se torna possível a partir do encontro com as diferenças, proporcionado desde cedo para trazer o entendimento de que elas existem e nos enriquecem de muitas formas.

“Existem no mundo diferentes famílias. Família grande, família pequena… Família com pai, mãe e filhos, família com casal e um cachorro, família com pai e filhos, família com mãe e filhos, família com dois pais ou duas mães, família em que os avós são os pais, família de sangue, e família de coração.

A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida
”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário