quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Explorando a Natureza - o brincar heurístico da criança




A criança necessita ter ao seu alcance materiais que possa tocar, explorar e sentir, para perceber as diferentes texturas e formas, o que lhe possibilitará diversificadas sensações e aprendizagens, vivências e explorações únicas.
Tudo se torna uma novidade, uma nova descoberta que irá repertoriar sua bagagem de experimentos e hipóteses. A oportunidade em vivenciar estes momentos de brincadeira livre, lhes trará muitas aprendizagens, onde estão envolvidos os seus direitos de aprendizagem, que precisam ser garantidos.

As crianças desfrutaram de um momento que foi especialmente preparado para elas, para que brincassem explorando o quintal da Escola, onde puderam explorar a natureza de acordo com as suas próprias curiosidades, sendo protagonistas de suas descobertas. As ações que desejam realizar é o poder de escolha, garantido desde pequeno em nossas propostas.
A brincadeira exploratória e investigativa, inicialmente realizada com acessórios como lupas, permitiu que olhassem mais de pertinho os galhos, as folhas, raízes, caules, terra e pedras, tendo como foco principal da proposta, levar a criança à descoberta por meio da manipulação e da observação comparativa entre as diferenças e semelhanças do que mais lhes chamava atenção.
Nesse momento, a empolgação toma conta do corpo e da fala, é uma avalanche de novidades que propiciam uma aprendizagem natural, curiosa e muito significativa à memória.
Este é o brincar heurístico que permite que as crianças compartilhem de momentos singulares e favoreçam o pensamento criativo. Os materiais parecem ser simples, por não representarem um brinquedo com um fim concreto, mas por esse mesmo motivo, podem manter o interesse dos pequenos durante a livre exploração.
Para Paulo Fochi, “Essa brincadeira, que potencializa a ação espontânea da criança, abre um espaço para exploração de objetos diferentes de brinquedos industrializados, assim como para a criação de combinações entre eles. Além disso dadas as características de organização dessa brincadeira, espaço reservado, grupo pequeno de crianças, quantidade suficiente de materiais e receptáculos e sem intervenção direta adulta." (FOCHI, 2015).

A criança ao brincar na natureza estimula a sua criatividade, a brincadeira é criada a partir dos recursos encontrados: o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho, entre outros.
As crianças nas áreas verdes brincam de forma mais criativa e cooperativa, compreendendo melhor o cuidado do mundo, que tanto nos falam e as expectativas de aprendizagem.

Proporcionar o acesso à natureza e explorá-la, desperta a curiosidade, mas ao mesmo tempo a alegria e a paz de um novo conhecimento na criança.






Dar a cada criança apetrechos como lupas, baldinhos e pratos,pode tornar a brincadeira ainda mais interessante.


O objetivo é que cada criança encontre algo ao realizar a exploração e que seja significativo para ela em suas constatações.






Levar a natureza para a sala de aula, também proporciona as crianças o início do contato com a Ciência, onde exploram a linguagem artística através da natureza, como faze por exemplo o registro de um desenho coletivo de observação, onde desenhando e colando suas descobertas e coletas, direcionam sua atenção aos detalhes e particularidades de cada item recolhido.



Ao realizarem os paineis temáticos, as crianças desenvolvem uma série de habilidades: a ampliação de repertório oral relacionado à natureza, bem como o desenvolvimento da motricidade fina e coordenação motora, ao pintar e colar, e um novo olhar e contato com a arte.



Explorar a natureza é muito importante no desenvolvimento infantil, o contato com ela os faz compreender a importância em cuidar e preservar.



“É a criança que brinca imaginando ou é a imaginação que brinca a criança?”. Gandhy


MG II C - Profªas Michelle e Kelly

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