quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL





“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa Lá).

Sabemos que no período de adaptação algumas crianças choram ou ficam retraídas na escola e que algumas famílias sentem-se inseguras quanto ao acolhimento que será dado aos seus filhos por parte dos profissionais que atuam no espaço escolar. Assim, faz-se necessário que a escola e família compreendam estes sentimentos e que tenha alguns cuidados para que todos (alunos e famílias) sintam-se acolhidos em suas angústias e necessidades.


A escola traça um roteiro de como se dará a chegada dos alunos (novos ou não) nos primeiros dias, pensam em tempos, espaços, materiais e atribuições de cada profissional da escola são aspectos fundamentais para garantir a qualidade da adaptação, cada funcionário dentro de suas atribuições é co-responsável pelo processo de adaptação e acolhimento dos alunos.

A participação efetiva das famílias traz boas contribuições para o processo de adaptação, por diversas razões: diminui o medo e a ansiedade (de adultos e crianças), inicia a construção de um vínculo de confiança entre escola e família, valida para a criança a figura do professor como referência e da escola como um lugar seguro. Daí a importância de um planejamento que considere a presença da família na escola nas reuniões de pais, para receber os informes da escola e acompanhar o desenvolvimento escolar de seu filho.
É fundamental os pais e as crianças compreenderem este momento e  ultrapassá-lo com segurança.
A família precisa estabelecer uma relação de confiança com a escola  , sabendo que o objetivo desta parceria é com os cuidados e educação da criança
Quando existe a compreensão e participação da família no processo de adaptação, além de colaborar com a melhoria dos trabalhos da escola, estão colaborando para a melhoria da qualidade de vida dos seus próprios filhos.
Sentimentos diversos estão presentes no período de adaptação. Os pais ficam angustiados e inseguros por deixarem seus filhos com pessoas que não fazem parte de seu convívio, é importante  que a família sinta confiança no trabalho da escola, pois esta confiança refletirá na permanência da criança, ela se sentirá segura, acolhida e tranquila neste ambiente que fará parte do seu cotidiano a partir de agora.
Em todo e qualquer momento podemos viver situações que necessitem de acolhimento e todos devemos estar preparados para realizá-lo da melhor forma, resgatando a humanização das relações na educação.
Cada criança é única e a adaptação escolar deve ser respeitada.
Uma criança segura e tranquila contribui para uma infância feliz  e um futuro adulto seguro e consciente.


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