“A adaptação pode ser
entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço
coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as
relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que
ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que
chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que
o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova
situação. Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa Lá).
Sabemos que no período
de adaptação algumas crianças choram ou ficam retraídas na escola e que algumas
famílias sentem-se inseguras quanto ao acolhimento que será dado aos seus
filhos por parte dos profissionais que atuam no espaço escolar. Assim, faz-se necessário
que a escola e família compreendam estes sentimentos e que tenha alguns cuidados
para que todos (alunos e famílias) sintam-se acolhidos em suas angústias e
necessidades.
A escola traça um
roteiro de como se dará a chegada dos alunos (novos ou não) nos primeiros dias,
pensam em tempos, espaços, materiais e atribuições de cada profissional da
escola são aspectos fundamentais para garantir a qualidade da adaptação, cada
funcionário dentro de suas atribuições é co-responsável pelo processo de
adaptação e acolhimento dos alunos.
A
participação efetiva das famílias traz boas contribuições para o processo de
adaptação, por diversas razões: diminui o medo e a ansiedade (de adultos e
crianças), inicia a construção de um vínculo de confiança entre escola e
família, valida para a criança a figura do professor como referência e da escola
como um lugar seguro. Daí a importância de um planejamento que considere a
presença da família na escola nas reuniões de pais, para receber os informes da escola e acompanhar o desenvolvimento escolar de seu filho.
É fundamental os pais e as
crianças compreenderem este momento e ultrapassá-lo com segurança.
A família precisa estabelecer uma relação de confiança com a escola , sabendo que o objetivo desta parceria é com
os cuidados e educação da criança
Quando
existe a compreensão e participação da família no processo de adaptação, além
de colaborar com a melhoria dos trabalhos da escola, estão colaborando para a
melhoria da qualidade de vida dos seus próprios filhos.
Sentimentos diversos estão presentes no período de adaptação.
Os pais ficam angustiados e inseguros por deixarem seus filhos com pessoas que
não fazem parte de seu convívio, é importante que a família sinta confiança no trabalho da
escola, pois esta confiança refletirá na permanência da criança, ela se sentirá
segura, acolhida e tranquila neste ambiente que fará parte do seu cotidiano a
partir de agora.
Em todo e qualquer momento podemos viver situações que
necessitem de acolhimento e todos devemos estar preparados para realizá-lo da
melhor forma, resgatando a humanização das relações na educação.
Cada criança é única e a adaptação escolar deve ser
respeitada.
Uma criança segura e tranquila contribui para uma infância feliz e um futuro adulto seguro e consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário