As crianças são observadoras natas, estão sempre examinando ao seu redor colhendo informações, através dos cinco sentidos.
Á sua compreensão de mundo se dá através do movimento, sensações, o tocar, o experimentar, principalmente quando se encontram na fase oral, derrubar, misturar, não basta só olhar, eles precisam explorar na prática, porque a curiosidade é impressionante nesta idade.
As experiências da criança a torna capaz de perceber e entender o mundo que a cerca. Na Educação Infantil, o trabalho com o eixo: Natureza e Sociedade deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas, as crianças exploram o mundo ao seu redor das mais variadas formas, cada uma a seu modo.
Cabe aos pais e educadores, ajudar a criança explorar o ambiente e tornar estas descobertas prazerosas e estimulantes
Neste mesmo espaço vi a oportunidade de explorar o olhar atento
das crianças ao
limoeiro , primeiramente percebi o Pietro observando o limoeiro , não sei o que e passava em sua cabecinha. Parou ali e no silencio observava. Me
aproximei e falei o que era aquela
árvore e que tinha uns frutinhos ali .
Cantei a musica da cobra não tem pé a
cobra não tem mão, já estão acostumados a ouvir eu cantar para eles .
(Professora Alessandra Surita)
(Professora Alessandra Surita)
Os lugares e suas paisagens tem sempre algo a oferecer, o seres vivos, o fenômenos da natureza como o sol, a chuva, os pássaros, as borboletas, tudo deve ser explorado e trabalhado de maneira integrada, com a vivência diária da criança, promovendo o conhecimento.
Uma prática da nossa
Turminha no parque,é de sempre estarmos atentos as manifestações da
natureza ao nosso redor e neste dia em especial fomos presenteados com uma
borboleta passiva e disposta a ser observada por todos,Theo destemido não teve
dúvidas, não conteve em apenas apreciar de longe, quis tocá-la e também foi
tocado, gritos de euforia entre os pequenos e acompanhamos sua partida
lentamente,encantados com a beleza das pequenas surpresas do dia a dia.
( Professora Alessandra Surita)
( Professora Alessandra Surita)
Já nas atividade com areia, as crianças demonstram prazer em brincar com estes elementos, gostam de derramar a areia em um recipiente ao outro, de peneirar e espalhar e construir bolinho com a areia molhada.
São experiências diretas com elementos da natureza e a exploração do ambiente, que faz com que o desenvolvimento da criança se dê de forma integral, ampliando a sua fala, o movimento corporal e a sua capacidade de observar o mundo.
Todos os envolvidos com a primeira
infância precisam entender como é importante garantir que vivenciem melhor seu aprendizado, passando pela importância
dos vínculos, estímulos e interações.
( Professora Alessandra Surita)
Quando damos às crianças, a possibilidade de explorar, novos mundos se descortinam para elas!
( Professora Alessandra Surita)
Quando damos às crianças, a possibilidade de explorar, novos mundos se descortinam para elas!
Berçário II C - Professoras Alessandra Surita e Silvia Rodrigues
Texto - Professora Mônica Souza
Texto - Professora Mônica Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário