quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Crianças observam o mundo





As crianças são observadoras natas, estão sempre examinando ao seu redor colhendo informações, através dos cinco sentidos.

Á sua compreensão de mundo se dá através do   movimento, sensações, o tocar, o experimentar, principalmente quando se encontram na fase oral, derrubar, misturar, não basta só olhar, eles precisam explorar na prática, porque a curiosidade é impressionante nesta idade.



As experiências da criança a torna capaz de perceber e entender o mundo que a cerca. Na Educação Infantil, o trabalho com o eixo: Natureza e Sociedade deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas,  as crianças exploram o mundo ao seu redor das mais variadas formas, cada uma a seu modo.

Cabe aos pais e  educadores, ajudar a criança explorar  o ambiente e tornar estas descobertas prazerosas e estimulantes

 

Neste mesmo espaço  vi a oportunidade de explorar o olhar atento das crianças ao
 limoeiro , primeiramente  percebi o Pietro  observando o limoeiro , não sei o  que e passava em sua cabecinha.  Parou ali e no silencio observava. Me aproximei  e falei o que era aquela árvore  e que tinha uns frutinhos ali . Cantei  a musica da cobra não tem pé a cobra não tem mão, já estão acostumados a ouvir eu cantar para eles .
(Professora Alessandra Surita)



Os lugares e suas paisagens tem sempre algo a oferecer, o seres vivos, o fenômenos da natureza como o sol, a chuva, os pássaros, as borboletas, tudo deve ser  explorado e trabalhado de maneira integrada, com a vivência diária da criança, promovendo o conhecimento.



Uma prática da nossa
Turminha no parque,é de  sempre estarmos atentos as manifestações da natureza ao nosso redor e neste dia em especial fomos presenteados com uma borboleta passiva e disposta a ser observada por todos,Theo destemido não teve dúvidas, não conteve em apenas apreciar de longe, quis tocá-la e também foi tocado, gritos de euforia entre os pequenos e acompanhamos sua partida lentamente,encantados com a beleza das pequenas surpresas do dia a dia. 
( Professora Alessandra Surita)





Já nas atividade com areia, as crianças demonstram prazer em brincar com estes elementos, gostam de derramar a areia em um recipiente ao outro, de peneirar e espalhar e construir bolinho com a areia molhada.

São experiências diretas com elementos da natureza e  a exploração do ambiente, que faz com que o desenvolvimento da criança se dê de forma integral, ampliando a sua fala, o movimento corporal e a sua capacidade de observar o mundo.



Todos os envolvidos com a primeira infância precisam entender como é importante garantir que vivenciem melhor  seu aprendizado, passando pela importância dos vínculos, estímulos e interações. 
( Professora Alessandra Surita)





Quando damos às crianças, a possibilidade de explorar, novos  mundos se descortinam para elas!


Berçário II C - Professoras Alessandra Surita e Silvia Rodrigues
Texto -   Professora  Mônica Souza





Nenhum comentário:

Postar um comentário