segunda-feira, 9 de abril de 2018

O Verdadeiro Propósito da Educação Infantil




O propósito da educação e do aprendizado, é dar a oportunidade á criança de despertar o amor pela aprendizagem que lhe dará a condição de produzir uma vida rica e gratificante.

Myers diz: “A educação é vida. Não apenas a escola. Aprendemos até o dia em que morremos. Nossa educação, nossa escolaridade, deve nos ensinar os fundamentos – o amor a si mesmo, o amor aos outros e o amor pela comunidade. Como educadores, devemos inspirar engajamento e entusiasmo pela vida”.

A primeira infância,  os nossos anos na educação infantil, são o momento mais essencial para estabelecer esse engajamento e entusiasmo pela aprendizagem. Isso é feito naturalmente, e de forma apropriada ao desenvolvimento, através do aprendizado experiencial, que às vezes é simplificado demais pela palavra “brincar”, embora seja muito mais. Por outro lado, a maneira mais fácil de diminuir o entusiasmo e desativar um jovem aprendiz é através de um ambiente bidimensional de aprendizado e leitura na primeira infância.

Existe uma idade e um ambiente adequados para os conteúdos acadêmicos, mas não na educação infantil, esta é a fase para inspirar amor, se relacionar com as pessoas e a natureza, apreciar os sons,  as imagens, a linguagem.

Então, isso é tudo? Apenas ensinar as crianças a amar a vida, divertir-se, brincar e se envolver com entusiasmo? Alguns pais pensam que isto está bem para crianças de três e quatro anos, mas se preocupam quando chegam a cinco e seis anos de idade e não estão mergulhando ainda no ensino intelectual.

Enquanto esta base fundamental de engajamento e entusiasmo está sendo estabelecida, estarão apoiando uma infinidade de oportunidades de aprendizagem diárias essenciais na primeira infância.

É essencial que as crianças não sejam apressadas, se  eles são apressados em uma experiência acadêmica, perderão para sempre a oportunidade de desenvolver os caminhos neurológicos e conexões de que precisam para uma aprendizagem acadêmica mais profunda na graduação no tempo certo.

Na educação infantil, é o período em que eles constroem resistência suficiente para mergulhar no complicado e detalhado mundo das relações, nas situações mais complexas desenvolvem sua capacidade de atenção, controle de impulsos e  habilidades sociais e a auto estima.


Intelectualizar muito cedo a criança significa que essas oportunidades de aprendizagem são perdidas para sempre.



Fonte: The Waldorf School of Philadelphia

Nenhum comentário:

Postar um comentário