quarta-feira, 30 de maio de 2018

Espelho, espelho meu... existe criança mais linda neste mundo do que eu?


A escola tem um papel fundamental na construção da identidade das crianças, essa ação favorece novas interações, ampliando o conhecimento, o reconhecimento de si e dos outros,  cria possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, o reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade harmonioso.



No desenvolvimento da criança, o  espelho é muito importante, pois permite não só de observar o seu reflexo, mas o que está acontecendo ao redor.
Quase todas as crianças começam neste período de responder em sua reflexão, tentando “conversar” com ele (espelho) de uma forma ou outra, entende claramente que o que vê a sua própria imagem.


Neste período, as crianças começam a beijar o seu reflexo no espelho, mostrando a sua atitude positiva em relação ao objeto da fiscalização. Na mente de uma criança neste momento ocorre a abertura de possibilidades de associar o seu próprio corpo, começar a ter a consciência de espaço.
A criança começa a aprender a olhar e apropriar-se de si mesmo, é a uma separação definitiva do adulto, destacando-se como auto-identificação.
Portanto, o espelho ajuda a criança no processo de formação de sua própria identidade e o desenvolvimento da sua personalidade, do conhecimento de si mesmo.

Procuramos observar o envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos amigos.


Devemos estar  atentos as manifestação das crianças,  a forma como passam a se comunicar, a observar o mundo a sua volta,  seus gostos e preferências individuais, e o mais importante a chamar  todos pelo nome.


Ao expor na sala de aula a foto com nome das crianças, iniciamos o processo de reconhecimento e isto ajuda a se reconhecerem mais facilmente e percebem-se como membro de um grupo, mesmo com desejos e características próprias.
Quando as crianças  começam a se descobrir,  é um privilégio participar desse processo.





Trabalho desenvolvido pelo Berçário II - Profªs Iolete e Eliana
                                                                           Janaína e Eloisa
                                                                           Simone  e Alessandra

                                                                           

 CEi INOCOOP IPIRANGA


Nenhum comentário:

Postar um comentário